reitoria.jpg

Regime de Dedicação Exclusiva PDF Imprimir E-mail

Dedicação Exclusiva (DE) com obrigação de prestar 40 horas semanais de trabalho em 2 turnos diários completos e impedimento do exercício de outra atividade remunerada pública ou privada.

Ser investido no cargo de professor.

Os pedidos de alteração do regime de trabalho para Dedicação Exclusiva serão submetidos pelos interessados ao colegiado do departamento no qual estejam lotados; os processos serão instruídos, além dos dados funcionais, com a seguinte documentação:

1. solicitação do interessado;

2. plano de trabalho, incluindo os aspectos referentes a ensino, pesquisa, extensão e administração;

3. declaração relativa ao acúmulo de cargos, empregos e funções e tempo de serviço em outras instituições; e

4. curriculum vitae atualizado.

1. Os pedidos de alteração de regime de trabalho para Dedicação Exclusiva, serão analisados observando-se os seguintes critérios, igualmente ponderáveis:

a) existência, no plano de trabalho, de projeto de pesquisa, ensino e extensão adequadamente formulado, de modo a permitir o seu acompanhamento; e

b) atribuições de encargos de administração acadêmica que justifique o regime.

2. A passagem para o Regime de Dedicação Exclusiva será vedada quando o docente estiver a menos de 5 anos de aquisição do direito à aposentadoria.

3. O docente em regime de Dedicação Exclusiva na Instituição não poderá exercer outra atividade remunerada pública ou privada.

4. O docente em Regime de Dedicação Exclusiva poderá participar em órgãos de deliberação coletiva relacionada com as funções de magistério e em comissões julgadoras ou verificadoras, relacionadas com o ensino ou a pesquisa. Além disso, tem direito à percepção de direitos autorais ou correlatos; à colaboração esporádica a pedido do órgão, remunerada ou não, em assuntos de sua especialidade e devidamente autorizada pela instituição, levando-se em consideração, na sua concessão, dentre outros aspectos: a relevância e o alcance da colaboração, com a devida autorização do Reitor.

5. Não é possível a contratação do servidor inativo como professor temporário em Regime de Dedicação Exclusiva.

6. O docente da carreira de Magistério, integrante do Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos, a que se refere a Lei no 7.596, de 10 de abril de 1987, submetido ao regime de DE poderá ocupar Cargo de Direção - CD ou Função Gratificada - FG, nas Instituições Federais de Ensino, sendo-lhe facultado optar, quando ocupante de CD, nos termos previstos na legislação.

7. O docente submetido ao regime de DE, cedido para órgãos e entidades da Administração Pública Federal, para o exercício de cargo em comissão de Natureza Especial ou do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores, de níveis DAS 4, DAS 5 ou DAS 6, ou equivalentes, quando optante pela remuneração do cargo efetivo, perceberá o vencimento acrescido da vantagem relativa ao regime de dedicação exclusiva. Esse acréscimo poderá ser percebido no caso de docente cedido para o Ministério da Educação para o exercício de cargo em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores, de nível DAS 3.

8. É possível o empregado de empresa privada vir a ser investido no cargo de docente no Regime de Dedicação Exclusiva, desde que ocorra seu afastamento da atividade privada remunerada.

1. Decreto nº 94.664/87,de 23/07/1987.

2. Emenda Constitucional nº 19/98 acrescido do art. 37 da Constituição Federal.

3. Ofício nº 94/2001 - COGLE/SRH/MP.

4. Ofício nº 282/2001 – COGLE/SRH/MP de 20/8/2001.

5. Ofício nº 210/2002 - COGLE/SRH/MP de 16/8/2002.

6. Ofício nº 119/2003 - COGLE/SRH/MP.

7. Lei nº 10.470 de 25/6/2002 (D.O.U. 25/06/2002).

8. Lei nº 7.596 de 10/4/1987 (D.O.U. 7/1/1987).

9. Resolução do CEPE nº 019/92, de 29/04/1992.

10. Resolução CEPE nº 50/2004, de 27/5/2004.