21 de Março de 2017

 

A Assessoria do Decanato de Gestão de Pessoas - ASCOL e suas respectivas Coordenadorias têm como objetivo assistir ao DGP, conforme as respectivas especificidades, atuando como suporte às atividades desenvolvidas pelas diversas unidades deste Decanto. Compete à ASCOL assessorar a Decana de Gestão de Pessoas com informações sobre as diversas áreas do Decanato, além de representá-la, substituindo-a em suas ausências e afastamentos, sempre que necessário.

 

A ASCOL é composta por quatro Coordenadorias com as seguintes atribuições:

 


Coordenação de Atendimento DGP – COATE

  • atender e orientar quanto ao andamento de processos no âmbito do DGP;
  • conferir e cadastrar dependentes nos sistemas de pessoal da UnB para acompanhamento de saúde (homologação de atestado de saúde);
  • registrar/conferir/recolher/encaminhar ao arquivo Certidão de Tempo de Contribuição previdenciária para fins de averbação de tempo de contribuição;
  • apoiar e fomentar as atividades/campanhas relacionais no âmbito do DGP concernentes a demanda de pessoal, promovendo atendimentos humanizados;
  • atender e orientar os usuários sobre os fluxos procedimentais no âmbito do DGP;
  • atender e orientar sobre processos de créditos de exercícios anteriores (conferir declaração);
  • atender e orientar sobre processos de devolução ao erário (conferir autorização/GRU);
  • atender e orientar sobre dúvidas no contracheque;
  • gerir o cadastramento e senha para acesso aos sistemas: SIGAC, SIPES e SEI;
  • atender e orientar sobre recadastramento (prova de vida) de servidores aposentados e pensionistas, efetuando o recadastramento (prova de vida) de servidores aposentados e pensionistas, após suspensão do pagamento;
  • fornecer declaração de vínculo e de não-vínculo a ex-servidores, ex-colaboradores SICAP, professores substitutos ou visitantes, voluntários;
  • fornecer ficha funcional e financeira;
  • fornecer cópia de contracheque;
  • fornecer declaração de Nada Consta DGP para fins de Remoção, Exoneração/Vacância, Aposentadoria;
  • atender e instruir processo de Pensão Civil de forma originária;
  • atender e instruir processo de Auxílio Funeral;
  • cadastrar usuários externos no sistema SEI com finalidade de requerer sobre demandas concernentes a gestão de pessoas;
  • atender, orientar e auxiliar a Divisão de Gestão de Pessoas – DivGP/EBSERH quanto as demandas de pessoal relacionadas aos servidores em exercício no HUB;
  • atender, orientar e auxiliar a Comissão de Residentes Médicos – COREME e a Comissão de Residentes Multiprofissionais – COREMU quanto as demandas de pessoal relacionadas aos Residentes Médicos e Multiprofissionais em atividade no HUB;
  • identificar demandas pontuais, a partir dos atendimentos, apontando potenciais deficiências e propor soluções para situações e/ou problemas no âmbito do DGP; e
  • atuar de forma articulada com os demais setores do DGP no que concerne aos serviços prestados. 

 


Coordenação de Controle Interno – CI

  • acompanhar, monitorar e responder às determinações dos órgãos de controle, em alinhamento com a Auditoria Interna da UnB;
  • realizar atendimento presencial quando da eventual entrega física de documentações de respostas às auditorias e/ou esclarecimento sobre as irregularidades apontadas pelos dos órgãos de controle;
  • verificar a possibilidade de acúmulos de cargos/empregos/funções públicas com jornada semanal superior a 60 horas;
  • executar de forma periódica através da base de dados da RAIS, o monitoramento dos vínculos trabalhistas dos servidores a fim de evitar o acúmulo irregular de cargos públicos, a desobediência ao regime de dedicação exclusiva e/ou o desrespeito às legislações referentes às contratações temporárias.

 


Coordenação de Arquivos Funcionais – COARQ

  • gerenciar o Arquivo Corrente do Decanato de Gestão de Pessoas DGP;
  • orientar e auxiliar a execução das atividades de gestão de documentos no DGP;
  • atender as solicitações de empréstimos e consultas aos documentos arquivísticos e informações do acervo sob sua guarda;
  • estudar e propor melhorias nos fluxos de produção, tramitação e recebimento dos documentos de arquivo do DGP; e
  • gerenciar e executar as atividades relacionadas ao Assentamento Funcional Digital – AFD.

 


Coordenação de Orientação à Legislação de Pessoal – COLEP

  • manter o DGP atualizado com as orientações e instruções administrativas do Sistema de Pessoal Civil (SIPEC) da Administração Pública Federal;
  • revisar e compilar as Resoluções dos órgãos colegiados da UnB que envolvem matéria de gestão de pessoas;
  • elaborar e manter atualizado o Guia do Servidor, disponível na página virtual do DGP;
  • elaborar Notas Técnicas Consolidadas orientando casos gerais que envolvem a legislação de pessoal;
  • ratificar, modificar ou rejeitar as Informações exaradas pela COLEP devido atualização de legislação sobre a temática;
  • analisar, revisar, requisitar, e encaminhar documentos administrativos relativos às demandas judiciais que envolverem assuntos de pessoal civil, advindas da Procuradoria Federal junto à Universidade de Brasília PF/UnB, e da Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1), com o auxílio das informações prestadas pelas unidades técnicas do DGP demandadas.

 

 

A Diretoria de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho e suas coordenadorias têm como atividades identificar, planejar, desenvolver e viabilizar condições adequadas de saúde e segurança no trabalho para os servidores da Universidade de Brasília - UnB. Suas ações englobam a criação de programas de qualidade de vida no trabalho; de projetos voltados à promoção da saúde; de prevenção de doenças ocupacionais; de vigilância dos ambientes de trabalho, dentre outros.

 

A DSQVT é composta por três coordenadorias e uma secretaria administrativa com as seguintes atribuições:

 


Secretaria Administrativa

  • Operacionalizar o auxílio de caráter indenizatório Assistência à Saúde Suplementar (per capita) aos servidores da Universidade de Brasília;
  • Conferir, anual, a comprovação das despesas efetuadas pelos servidores em relação ao auxílio de caráter indenizatório Assistência à Saúde Suplementar (per capita), prestando informações ao setor responsável pelos acertos financeiros em caso de necessidade de restituição ao erário;
  • Gerenciar a execução do programa anual de Exames Médicos Periódicos (EMP) dos servidores da UnB;
  • Gerenciar/executar demandas administrativas da Diretoria de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSQVT);
  • Prestar suporte às Coordenadorias vinculadas à DSQVT, quanto aos procedimentos administrativos a serem realizados no âmbito de cada uma delas;
  • Prestar suporte às atividades realizadas no âmbito da Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor da Universidade de Brasília (SIASS/UnB);
  • Gerenciar os bens patrimoniais sob responsabilidade de servidores lotados na Coordenadoria e consolidação dos dados gerais da DSQVT para Relatório Anual de Inventário Patrimonial.

 


Coordenadoria de Perícia Oficial em Saúde (CPOS)

  • Realizar perícias oficiais em saúde, visando avaliar tecnicamente as questões relacionadas à saúde e à capacidade laborativa dos servidores;
  • Emitir laudos e pareceres técnicos para fundamentação, em consonância com a política de atenção à saúde do servidor, para as tomadas de decisões operacionais da instituição do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS);
  • Avaliar e emitir laudos/pareceres técnicos, para fundamentação de aposentadoria por invalidez ou para sua reversão, quando caracterizada a insubsistência dos motivos da aposentado integralização de proventos;
  • Manter os registros individuais em prontuários médicos de todas as condições de saúde geradoras de afastamento por incapacidade laboral dos servidores da UnB e das demais Instituições partícipes da Unidade SIASS/UnB;
  • Avaliar situações relacionadas à condição de deficiência de servidores, de seus dependentes e de candidatos aprovados em concurso público da UnB para as vagas destinadas às pessoas com deficiência;
  • Avaliar a saúde mental de servidores para fins de subsídios Processo Administrativo Disciplinar - PAD;
  • Realizar exame médico admissional para investidura em cargo público em parceria com a Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSO);
  • Analisar processos relativos aos requerimentos de Isenção de Imposto de Renda - IRP;
  • Avaliar processos de remoção por motivo de saúde de servidor ou de seus dependentes.

 


Coordenadoria de Saúde Ocupacional •CSO

  • Realizar/Renovar de Laudos de Avaliação Ambiental para a adequação ao novo módulo de adicionais ocupacionais do sistema SIAPE - Saúde;
  • Analisar solicitações de adicionais ocupacionais;
  • Analisar processos de Aposentadoria Especial, com emissão de Parecer Médico de Enquadramento de Tempo Especial, conforme exigido pelas ON 15 e 16/2013 SEGEP/MPOG;
  • Realizar acompanhamentos de perícias judiciais, na qual representa a UnB junto à Justiça do Trabalho e Justiça Federal em questões referentes à saúde e segurança do trabalho, assistência em perícia, apresentação de quesitos e técnica tc.;
  • Avaliar, sob a ótica da Medicina do Trabalho, de postos de trabalho com a finalidade de promover adequações para o recebimento de novos servidores portadores de deficiência;
  • Acompanhar os casos de inaptidão ou aptos com restrição, a partir da realização dos Exames Médicos Periódicos, rastreando possíveis fatores que possam comprometer a saúde e segurança dos trabalhadores em decorrência do trabalho.

 


Coordenadoria de Engenharia e Segurança do Trabalho (CEST)

  • Realizar/Renovar de Laudos de Avaliação Ambiental objetivando adequação ao novo módulo de adicionais ocupacionais do sistema SIAPE Saúde;
  • Analisar processos de Aposentadoria Especial, principalmente em função da revisão de processo anteriormente analisados sob a ótica da Orientação Normativa n° 07/2007 SRH/MPOG, conforme exigido pelas ON 15 e 16/2013 SEGEP/MPOG;
  • Realizar Relatórios de Inspeção de Segurança;
  • Realizar auxílio à prevenção e combate a incêndios com o dimensionamento de equipamentos extintores e itens relacionados. As necessidades de elaboração de projetos foram devidamente encaminhadas ao setor responsável (INFRA/CEPLAN);
  • Realizar atividades de acompanhamento em empresas terceirizadas com fiscalização documental, em conformidade com a Portaria n°3.214/78 do MTE em suas Normas Regulamentadoras, Súmula n° 331 do TST e Ato da Reitoria n°1.013/2015, Art. 39. O processo de acompanhamento das empresas terceirizadas é contínuo e a CEST atua em conjunto com a Coordenação de Contratação dos Serviços Terceirizados (DAF/DTER/COSETE), verificando o atendimento aos requisitos contratuais com a UnB nas questões relacionadas à Saúde e Segurança no Trabalho;
  • Realizar acompanhamentos de perícias judiciais, na qual representa a UnB junto à Justiça do Trabalho e Justiça Federal em questões referentes à saúde e segurança do trabalho, assistência técnica em perícia, apresentação de quesitos etc.;
  • Analisa r solicitações de adicionais ocupacionais;
  • Avaliar, sob a ótica da Engenharia de Segurança do Trabalho, de postos de trabalho com a finalidade de promover adequações para o recebimento de novos servidores portadores de deficiência, auxiliando a Comissão Permanente de Acolhimento dos Servidores com Deficiência (COPEASD);
  • Compor/cooperar em atividades da área de meio ambiente e suporte juntamente com os membros da Coordenadoria de Gerenciamento de Resíduos Perigosos (GRP/SeMA) no que se refere à atualização e implementação do plano de radioproteção da Universidade de Brasília e auxílio nos serviços administrativos e operacionais, orientando e acompanhando o tratamento e destinação dos resíduos industriais e perigosos, incentivando e conscientizando o trabalha dor da sua importância;
  • Implementar ações pertinentes ao estabelecimento de Normas Técnicas de Segurança Contra Incêndio com o objetivo de assegurar o cumprimento das políticas institucionais da UnB através da participação na Comissão Permanente de Segurança contra Incêndio e Pânico da Universidade de Brasília (CPSCIP 0551/2019;
  • Elaborar mapas de riscos.

 

 

A Diretoria de Administração de Pessoas e suas coordenadorias têm por competência a execução das macro atividades de folha de pagamento dos ativos, inativos e pensionistas; cadastro e registros funcionais e aposentadoria e pensão.

A DAP é composta por três Coordenadorias com as seguintes atribuições:

 


Coordenadoria de Aposentadoria e Pensão - COAPO

  • prestar atendimento individualizado aos ativos, aposentados e pensionistas para esclarecimento de dúvidas diversas;
  • orientar usuários acerca de aposentadoria e pensão;
  • analisar processos e realizar concessão de aposentadoria e pensão;
  • orientações e monitoramento do recadastramento de aposentados e pensionistas;
  • prestar esclarecimentos aos órgãos de controle (Ministério do Planejamento, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União) em auditorias, diligências e acórdãos;
  • analisar processos de isenção de imposto de renda com previsão legal;
  • executar acerto de contas de aposentados;
  • revisar processos de aposentadorias;
  • atender aos sindicatos e associações de servidores em assuntos relacionados a aposentadorias e pensões;
  • averbar de tempo de serviço/contribuição; e
  • avaliar a contagem de tempo de contribuição para concessão de abono de permanência. 

 


Coordenadoria de Registro e Controle Funcional - COREF

  • manter dados/informações nos diversos sistemas de pessoal Federal e Institucional: SIAPE, SIPES, SIGR, ePessoal, Módulo Judicial (AJ), SIMEC;
  • registrar:
    • afastamentos;
    • licenças;
    • cadastro de dependentes;
    • prorrogação de licença maternidade;
    • licença para tratar de assuntos particulares;
    • admissão de servidores e docentes;
    • contratação de professor substituto e visitante;
    • admissão professor voluntário e pesquisador colaborador;
    • adicional de insalubridade;
    • progressão de docente por mérito e retribuição por titulação;
    • redistribuição de servidores;
    • ampliação/redução de jornada de trabalho;
    • exoneração/vacância de servidor;
    • horário especial para servidores estudantes;
    • atualização de dados funcionais de servidores;
    • exercício provisório;
    • colaboração esporádica;
    • cessão de servidor; e
    • programação de férias.
  • controlar o registro de frequência de servidores;
  • emissão de declarações e certidões de tempo de serviço; providenciar registros de designação/dispensa de funções; e
  • registrar/cadastrar Residentes Médicos e Multiprofissionais.

 


Coordenadoria de Operações Financeiras - COFIN

  • controlar informações financeiras quanto à remuneração, contracheque, processos administrativos e judiciais;
  • emitir declarações de rendimentos, Declaração de recolhimento/GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social);
  • emitir relatórios financeiros;
  • analisar lançamentos em folha de pagamento dos servidores, tais como:
    • Progressão Funcional de mérito e capacitação dos servidores técnicos-administrativos em educação;
    • Incentivos à qualificação de técnicos administrativos;
    • Progressões de docentes;
    • horas extras;
    • adicionais de insalubridade/periculosidade e noturnos;
    • ajuda de custo;
    • ajuda de transporte;
    • indenização de transporte;
    • acertos financeiros resultantes de vacância;
    • provimento;
    • contratos temporários;
  • pagamento relacionado a:
    • auxílio transporte;
    • auxílio alimentação;
    • funções;
    • auxílio funeral;
    • pensões alimentícias;
    • afastamentos;
    • licenças;
    • faltas;
    • atestados;
    • gratificações;
    • alterações de jornada de trabalho;
    • Vantagem Pessoal Nominalmente Identificável (VPNI);
    • Unidade de Referência de Preços (URP);
    • Adicional de Plantão Hospitalar (APH);
    • planos de saúde; e
    • taxas de ocupação e conservação de apartamentos.
  • cálculos de contribuições previdenciários (PSS e INSS);
  • processos de reposição ao erário e exercícios anteriores;
  • termos de ocorrências sobre consignações; elaboração e controle de folhas referente à bolsas de estudante, prestações de serviços e incentivo à pesquisa;
  • elaboração de DIRF;
  • RAIS;
  • auditorias; informações aos órgãos, departamentos e comissões de controle.

 

 

A Diretoria de Provimento, Acompanhamento e Movimentação e suas coordenadorias têm como atribuição a gestão do quadro de pessoal técnico-administrativo e docente, por meio da promoção de ações que tenham por objetivo o provimento, a manutenção e o acompanhamento da força de trabalho da Universidade de Brasília (UnB), buscando, dessa forma, a adequada lotação de servidores nas Unidades Acadêmicas e Administrativas da UnB.

 

A DPAM é composta por quatro Coordenadorias com as seguintes atribuições:

 


COORDENADORIA DE PROVIMENTO DOCENTE - CPROV

  • Acompanhar e atualizar o Banco de Professor Equivalente (BPEQ) e propor ações de provi mento para cargos vagos de docentes;
  • Propor e estruturar os instrumentos de suporte para realização de concurso público e processo seletivo simplificado docente
  • Acompanhar e coordenar a realização de concurso público e processo seletivo simplificado docente
  • Coordenar, acompanhar e executar os processos relativos ao provimento originário e confeccionar os atos de nomeação relacionados aos casos de reintegração, recondução e reversão de docente.
  • Coordenar, acompanhar e executar os processos relativos à manutenção da força de trabalho docente, por meio da contratação temporária (contratação, renovação e quitação/rescisão de professor substituto/visitante)
  • Analisar e viabilizar a adesão de professor voluntário;
  • Analisar e viabilizar a contratação de pesquisador colaborador.

 


COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E ALOCAÇÃO DE PESSOAL - CPAP

  • Alocar novos servidores, a partir da análise do perfil profissional com aderência à demanda de pessoal técnico-especializado e especificidades do ambiente organizacional de destino.
  • Produzir documentos e instruir processos administrativos para nomeação e posse.
  • Analisar documentos relacionados aos requisitos para posse no cargo público.
  • Realizar reunião de boas-vindas e acolhimento dos servidores recém nomeados, de forma a promover a ambientação inicial necessária, por meio da apresentação de informações institucionais sobre a Universidade e sua estrutura organizacional.
  • Planejamento do provimento e definição de vagas e lotações de TécnicoAdministrativos.
  • Acompanhamento do acolhimento dos novos servidores Técnico-Administrativos.
  • Emitir relatórios para gestão do Quadro de Referência dos Servidores Técnico Administrativos (QRSTAE), a partir da extração de dados do SIAPE, para atualizado das informações públicas no site do Decanato de Gestão de Pessoas.
  • Promover a gestão do cadastro dos concursos de Técnic-oAdministrativos válidos e o monitoramento do cadastro de reserva de candidatos aprovados.
  • Revisar, analisar e desenvolver o processo de dimensionamento para a Universidade de Brasília, por meio da leitura dos principais referenciais teóricos sobre dimensionamento, visando o redesenho da metodologia do dimensionamento e aplicação de pilotos em áreas específicas.
  • Atualizar as planilhas de dimensionamento das Unidades Acadêmicas, através da coleta e conferência dos dados das unidades acadêmicas junto ao SAA e aplicação na fórmula.
  • Avaliar desvios de função, face o desenvolvimento e evolução dos processos de trabalho, assim como o aprimoramento de novas tecnologias, em detrimento à defasagem na revisão no Plano de Carreira dos Cargos Técnico Administrativos em Educação.
  • Mapear as demandas por cargos específicos:
  • Realizar a adesão de voluntários para realização de atividades técnicas (psicólogos, advogados, museólogos);
  • Indicar vagas para compor processos de Redistribuição, além de analisar possíveis perfis profissionais para a deliberação dessa movimentação dessa força de trabalho para a Universidade de Brasília;
  • Participar execução das etapas dos processos de remoção na análise de perfis profissionais e avaliação das demandas de reposição e ampliação de quadros efetivos.

 


COORDENADORIA DE ESTÁGIO - COEST

  • Acompanhar os processos de executar os processos de recrutamento e seleção. coordenar e admissão, lotação, cadastramento, pagamento, recesso, renovação e desligamento de estagiários, através do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), na modalidade estágio não obrigatório, na UnB
  • Controlar e gerenciar o quantitativo de vagas de estágio de nível médio superior de todas as unidades da UnB.
  • Manter atualizado o site e da Coordenadoria de Estágio e divulgar as oportunidades de estágio.
  • Cadastrar e conceder o acesso de usuário interno do estagiário no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
  • Articular com as instituições de ensino (faculdades e escolas da rede pública ou privada) ou agentes de integração com a finalidade de oferecer oportunidades de estágio.
  • Instruir os processos de celebração de convênios com instituições de ensino e de contratação de agentes de integração.
  • Executar processos que visem à reposição de valores ao erário, pagos através do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE).
  • Orientar os estagiários, supervisores e coordenadores de estágio quanto às obrigações, direitos e deveres de acordo com a Lei de Estágio 11.788/2008, Orientação Normativa nº 2, de 24 de junho de 2016 e Instrução Normativa 213/2019.
  • Receber, conferir e arquivar as folhas de frequências mensais dos estagiários.
  • Fiscalizar a execução do estágio nos locais de estágio.
  • Atender, esclarecer e orientar - pessoalmente, por telefone ou via e-mail - os estagiários e candidatos à vaga de estágio visando à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular na UnB e em instituições de educação superior, de educação profissional e de ensino médio.
  • Emitir documentação comprobatória de realização de estágio não obrigatório no âmbito da Universidade.

 


COORDENADORIA DE ACOMPANHAMENTO E MOVIMENTAÇÃO - CAM

  • Executar e acompanhar os procedimentos relativos a afastamento para participar de competição esportiva, afastamento para participar de curso de formação e afastamento para servir em organismo internacional.
  • Executar e acompanhar os procedimentos relativos à remoção de servidores, a pedido, no interesse da administração e por motivo de saúde. 
  • Executar e acompanhar procedimentos de Processos Seletivos de Movimentação Interna (PSMI) de servidores técnico-administrativos da UnB. 
  • Executar e acompanhar os procedimentos relativos à redistribuição, cessão, requisição e colaboração técnica. 
  • Executar e acompanhar os procedimentos relativos às licenças para acompanhar cônjuge com exercício provisório, licença para acompanhar cônjuge sem remuneração, licença para atividade política, licença para mandato classista, licença p ara tratar de interesses particulares, licença prêmio por assiduidade e licença incentivada sem remuneração.