Conforme informado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (SINTFUB), teve início na tarde desta sexta-feira, dia 2 de junho de 2023, greve dos servidores técnico-administrativos desta instituição, que reivindicam a não retirada da Unidade de Referência de Preço de seus contracheques, após decisão judicial proferida no âmbito do Supremo Tribunal Federal.

Essa ação coletiva é respaldada por justificativas legítimas e merece atenção por parte da comunidade acadêmica e das autoridades competentes.

Os servidores que decidirem aderir à greve devem ter sua participação devidamente registrada, garantindo a transparência do movimento. Para isso, é necessário que a ocorrência "GREVE" seja registrada no ponto eletrônico do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). Esse procedimento é fundamental para a contabilização correta das horas não trabalhadas durante o período de greve.

A compensação das horas não trabalhadas será regulamentada por meio de um Termo de Acordo para Compensação de Horas, firmado entre a Administração da UnB e a entidade sindical, em conformidade com o Parecer Vinculante nº 004/2016/CGU/AGU, de 30 de novembro de 2016, da Advocacia-Geral da União e Instrução Normativa nº 54/2021/ME. Esse acordo busca estabelecer um equilíbrio, viabilizando a reposição das atividades afetadas pela paralisação, de acordo com a necessidade institucional.

É importante ressaltar que, mesmo durante a greve, serviços essenciais à comunidade universitária devem ser mantidos. Entre eles, estão incluídos os hospitais e os laboratórios.

Solicita-se aos gestores das unidades acadêmicas e administrativas da Universidade de Brasília que observem o funcionamento dos serviços considerados essenciais e estratégicos das unidades sob sua administração e informem ao DGP sobre redução do quadro de pessoal que impossibilite seu funcionamento para adoção das providências cabíveis visando a manutenção mínima das atividades essenciais.

O Decanato de Gestão de Pessoas permanece à disposição e manterá a comunidade informada.

Atenciosamente,

Maria do Socorro Mendes Gomes